TXT_ARTICLEs

Alexandra Pavlovna da Rússia

Alexandra Pavlovna da Rússia

Alexandra Pavlovna  (em russo: Александра Павловна;  São Petersburgo ,  9 de agosto  de  1783  -  Budapeste ,  16 de março  de  1801 ) foi filha Mais Velha do czar  Paulo I da Rússia  e Irmã dos czares  Alexandre I  e  Nicolau I . Tornou-se arquiduquesa da  Áustria  ao casar-se com o arquiduque  José, Palatino da Hungria .

Infância

A grã-duquesa Alexandra Pavlovna foi a terceira criança e a primeira filha do czar Paulo I da Rússia  e da sua segunda esposa, a duquesa Sofia Doroteia de Württemberg . Recebeu a educação típica dada a princesas russas, aprendendo francês e alemão, assim como música e desenho. Alexandra era muito chegada à sua irmã mais nova Helena  e eram juntas pintadas frequente.

Em 1796, a avó de Alexandra, a imperatriz Catarina, a Grande , considerado o rei Gustavo IV da Suécia , na altura com dezoito anos, um bom partido para a sua neta de treze anos, acreditando ser uma boa solução para os problemas políticos entre a Rússia  e a Suécia . Catarina gostava muito do jovem rei, uma vez que se dizia que ele tinha “um rosto muito agradável, onde o decoro e o charme estavam retratados” . Alexandra era executada pelos seus contemporâneos como “a mais bonita, mais querida e mais inocente das princesas disponíveis na Europa”.

TXT_ARTICLE No.: Read: 114 times
Rate this TXT_ARTICLE: